quinta-feira, 28 de abril de 2011

Eliminatória lusa: há sonho, alma e ambição Benfica, Braga, Liga Europa | 2011-04-28


Benfica e Sporting de Braga disputam esta quinta-feira a primeira eliminatória exclusivamente portuguesa na Liga Europa. Os lisboetas têm como objectivo de época levantar o troféu em Dublin, mas os minhotos conseguiram uma caminhada impressionante e não sonham com outro desfecho que não seja atingir a final. A emoção está garantida.

O palco de hoje é o Estádio da Luz, numa daquelas noites em que o vermelho e o branco são o cenário obrigatório. E, neste caso, mesmo exclusivo. Curiosamente, para além das cores do equipamento, Benfica e Sp. Braga partilham também o facto de terem chegado à Liga Europa depois de uma curta passagem pela Champions.  A terminar as partilhas, há os nomes de Jorge Jesus, Peixoto, Luís Filipe, Sílvio e Quim, mais ou menos presentes, mas que fizeram e fazem parte da história dos dois emblemas.
Esta, já se disse, é a primeira eliminatória europeia 100% portuguesa e coloca frente a frente nada mais nada menos que o campeão e vice-campeão da liga nacional 2009/10. Nessa altura, o Benfica levou a melhor na ponta final do campeonato. Agora, os arsenalistas têm a oportunidade perfeita para vingar essa desfeita.
Quem passar pode ainda encontrar o FC Porto, caso os dragões ultrapassem o Villarreal. Seria histórico para os portugueses, mas não para os «europeus»: é que já em 1971/72, 1979/80, 1989/90, 1990/91, 1994/95, 1997/98 e 2006/07 os finalistas originavam do mesmo país – Inglaterra, Alemanha, Itália (em quatro ocasiões) e Espanha, por esta ordem.
Mas voltando ao Benfica e ao Sp. Braga, para analisar o passado estatístico: a vantagem é claramente dos encarnados da capital. Na Liga Portuguesa houve 110 confrontos, com as águias a vencerem 72. Na Taça de Portugal houve dez jogos, de novo com o Benfica na frente com seis triunfos.
A única vez que o Sp. Braga foi capaz de conquistar a vitória em casa do rival desta noite data de 1954, mais propriamente de 31 de Outubro. 0-1 foi o resultado da altura, um score que Domingos Paciência não se importaria de repetir, embora os lisboetas já não percam para as competições europeias há seis embates. Ainda que tenham sofrido golos em todas as partidas disputadas na Luz.
Os bracarenses, por seu turno, chegam aqui após três empates consecutivos – dois com o Dynamo Kyiv e um com o Liverpool, que permitiu ao1-0 do AXA, assinado por Alan, ficar marcado a ouro na história minhota.

Na última vez que estas duas equipas mediram forças, no norte do país, o Sp. Braga levou a melhor por 2-1. Saviola deu vantagem às águias, mas os guerreiros viraram o placar com golos de Hugo Viana e Mossoró.

3 comentários:

  1. 5-1 quase tanto quanto o Benfica levou no Dragão! Vou já tratar da passagem para Dublin. ;)

    ResponderEliminar
  2. Não é qualquer clube que dá 5-1 ao Villareal ;)

    ResponderEliminar
  3. E o PORTO não é um clube qualquer nuno :D

    ResponderEliminar