terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mosteiro dos Jerónimos


Perto do local onde o Infante D. Henrique, em meados do séc. XV, mandou edificar uma igreja sobre a invocação de Sta. Maria de Belém, quis o rei D. Manuel I construir um grande Mosteiro. Para perpetuar a memória do Infante, pela sua grande devoção a Nossa Senhora e crença em S. Jerónimo, D. Manuel I decidiu fundar em 1496, o Mosteiro de Sta. Maria de Belém, perto da cidade de Lisboa, junto ao rio Tejo. Doado aos monges da Ordem de S. Jerónimo, é hoje vulgarmente conhecido por Mosteiro dos Jerónimos.

O Mosteiro é um referente cultural que não escapou nem aos artistas, cronistas ou viajantes durante os seus cinco séculos de existência. Foi acolhimento e sepultura de reis, mais tarde de poetas. Hoje é admirado por cada um de nós, não apenas como uma notável peça de arquitectura mas como parte integrante da nossa cultura e identidade.

O Mosteiro dos Jerónimos foi declarado Monumento Nacional em 1907 e, em 1983, a UNESCO classificou-o como "Património Cultural de toda a Humanidade".
Comentário: Uma bela peça de Arquitectura tanto interiormente como exteriormente. Mosteiro que todas as pessoas devem visitar sendo importantíssimo integrante da nossa cultuda e identidade.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Um ano depois da enxurrada que levou destruição e morte à ilha da Madeira















Um ano após a enxurrada que matou mais de 40 pessoas e fez seis desaparecidos, as feridas ainda estão longe de estar saradas na Madeira. A lama que destruiu vidas no 20 de Fevereiro ainda salpica o quotidiano de quem perdeu tudo. As marcas permanecem. Na terra que desabou, nas casas que cederam e na memória dos que sofreram a tragédia na pele.






comentário ; a ilha da madeira é qualquer coisa de espetacular, e foi uma pena ter acontecido tal coisa, mas ao fim de um ano ter recuperado da forma que recuperou .
eu estive la recentemente e adorei, esta tudo perfeito vale mesmo a pena visitar!
esta imagem que vou publiquei em cima foi uma das que tirei da ultima vez que estive la.