domingo, 28 de novembro de 2010

Florbela Espanca







Li este livro e gostava de partilhar: O livro Sonetos Completos, Florbela Espanca retrata um bocado da sua vida em vários poemas.
Este livro transmite aos leitores os sentimentos que a escritora vivia, não era de todo feliz, é um livro cheio de mágoas, como diz no primeiro verso do poema «Este livro é de mágoas Desgraços …», é um livro que retrata o que Florbela Espanca viveu ao longo dos seus dias.
No poema em que ela fala um pouco de si, diz que no mundo anda perdida, e que na vida ninguém a encontrou, leva a crer que não foi valorizada sendo como é.
A escritora dedica um poema aos leitores, falando da dor sentida, compara a dor a um convento onde ninguém a ouve, a vê simplesmente onde não há ninguém, é uma dor de solidão talvez se sentisse perturbada por ninguém a querer a longo prazo na sua vida.
No poema «Dizeres íntimos» Florbela Espanca pensa que vai morrer com vinte e três anos, uma bela idade mas que a sua dor lhe diz: «que linda a cova.»
Nos últimos poemas do livro, Florbela Espanca retrata novamente a morte, como fosse algo admirável, nesse poema pede que lhe fechem os olhos que neles já viu tudo, e pede para prender as asas que já tanto voaram, pretende acabar com tudo que viveu e sonhou e que a levou a esperanças desconstruídas, não parece recear a morte.
No fim do livro, o seu último poema tem como nome «Nihil Novum» em que ela fala de tudo que passou e pensou de alguém em poucas palavras, diz que a vida é o mesmo estranho mal e o coração a mesma chaga aberta, significa que continuara a sofrer nesta vida que ela tanto amarga.

Gostei imenso e recomendo a leitura!

2 comentários:

  1. - Gostei da tua analise em literatura :D :D :D
    O livro parece ser muito interessante !!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma sugestão para oFim de semana! Larguem o FaceBook.

    ResponderEliminar