segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fundador do Teatro de Marionetas do Porto morre aos 54 anos






João Paulo Seara Cardoso encenou todos os espectáculos apresentados pelo Teatro de Marionetas do Porto desde 1988, tendo as suas criações sido apresentadas por todo o Mundo.

Natural do Porto, criou e dirigiu quatro séries de programas infantis para a RTP: 'A Árvore dos Patafúrdios', 'Os Amigos do Gaspar', 'Mópi' e 'No Tempo dos Afonsinhos'.

Publicou nove livros infantis, a maioria dos quais peças de teatro. 'Dás-me um Tesouro?', a sua primeira obra, foi premiada pela Associação Portuguesa de Escritores.

Em parceria com a coreógrafa Isabel Barros, João Paulo Seara Cardoso co-dirigiu '3.ª Estação' e 'Hamlet Machine', dois espectáculos que cruzaram marionetas e a dança.

Era também professor de Interpretação Teatral no Balleteatro Escola Profissional.

Encenou autores como Aquilino Ribeiro, Samuel Becket, Eugene Ionesco, Al Berto, Gregory Motton, William Shakespeare, António José da Silva, Lewis Carrol, A. Milne, Almada Negreiros, Heiner Muller, Marguerite Duras, Alfred Jarry e Luísa Costa Gomes.

1 comentário:

  1. O teatro de marionetas do Porto era e talvez seja, neste âmbito, dos teatros mais dinâmicos do País. Muito bem Cinderela, foi uma bela lembrança a um senhor cuja a arte, nomeadamente a Portuense, tanto deve.

    ResponderEliminar