sábado, 11 de dezembro de 2010

Investidos 2,6 milhões para valorizar património !





A Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC), através do seu director António Pedro Pita, e a Sé Velha de Coimbra, através do bispo D. Albino Cleto e do pároco monsenhor João Evangelista, assinaram ontem, na presença do secretário de Estado Elísio Sumavielle, um acordo para a colocação da catedral histórica da cidade numa rota nacional de catedrais.
O protocolo prevê um investimento global estimado em 2,6 milhões de euros, para obras de restauro, conservação e reabilitação, que deverão ser desenvolvidas até 2014. A DRCC procurará obter financiamento comunitário, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, cabendo à Sé Velha assegurar uma percentagem da contrapartida nacional que vier a ser exigida e à DRCC a percentagem restante.
O secretário de Estado da Cultura lembrou que o projecto Rota das Catedrais – que deve, no final, abranger as 23 catedrais antigas do país – nasceu há dois anos de um acordo de cooperação entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa e que pretende devolver a estes monumentos uma atenção global e corresponsabilizante de recuperação e valorização de valores patrimoniais inestimáveis.
Estas catedrais, referiu o governante, «estruturam toda a polis à sua volta», sendo elementos fundamentais também na reabilitação de centros históricos, tal como «a fé católica é estruturante na cultura portuguesa».



- aqui em Portugal so há dinheiro para umas coisas!


2 comentários:

  1. em Portugal há dinheiro só para algumas coisas já para outras, enfim ...

    - isabel pires*

    ResponderEliminar